Aprenda como diminuir o desperdício de alimentos na sua casa
- elocentral
- 18 de jan. de 2015
- 2 min de leitura
Hoje vivemos em um contexto onde o desperdício é uma palavra que cada vez mais tende a ser extinta ou pelo menos minimizada no vocabulário da humanidade de um modo geral. Instituições, corporações e residências se movem em função de um propósito comum: Evitar desperdícios mantendo uma produção ou rotina constante, adotando políticas que promovam esse tipo de ação e desmistifiquem a ideia de que para conter o desperdício é necessário mudanças drásticas e muitas vezes impossíveis de se executar.
No âmbito doméstico, montamos algumas dicas para mostrar que existem pequenas ações que podem fazer toda a diferença quando se trata de aproveitamento de materiais e principalmente alimentos.
Faça um planejamento de suas compras: A mudança de atitude começa na hora de comprar os alimentos. Monte uma lista adequada ao seu ritmo de consumo e procure segui-la rigorosamente, isso fará com que o tempo de consumo dos alimentos diminua consequentemente aumentando o seu aproveitamento.
Fique atento aos alimentos da época: Além dos preços mais reduzidos, os alimentos da estação são mais duráveis e também reduzem tempo de transporte e perdas na locomoção. Aproveite também as frutas e legumes da sua região que já são mais adaptadas às condições climáticas.
Procure aproveitar as sobras: Utilize a criatividade! Com as sobras dos alimentos é possível reutiliza-los no dia seguinte fazendo novos e saborosos pratos sem perder a qualidade. Como dica fica a sugestão do site http://www.receitascomamor.com/sobras-de-alimentos/ que mostra várias receitas muito interessantes e que aproveitam quase todas as sobras de uma refeição comum.
Coloque no prato apenas o que vai consumir: Procure se policiar e tente colocar no prato somente o necessário para o seu consumo. A maior parte dos alimentos que são desperdiçados em uma refeição são deixados após o consumo por alguém que não conseguiu comer a quantidade que colocou no prato.
Aumente a frequência das compras: Esse costume apesar de ser mais trabalhoso pode lhe proporcionar mais frescor nos alimentos que você irá consumir, além de evitar possíveis estragos e desperdícios.
Na hora de conservar dê preferencia para potes transparentes: Pode parecer um hábito banal, mas o fato de você colocar os alimentos na geladeira em potes transparentes pode ajuda-lo a lembrar que os alimentos estão lá evitando esquecimentos e consequentes apodrecimentos.
Comentários