Embalagem fabricada a partir de Bagaço de cana de açúcar
- elocentral
- 6 de dez. de 2014
- 2 min de leitura
A cada ano, temos visto o desenvolvimento de tecnologias voltadas para mitigar os impactos em virtude da interação que temos com o meio ambiente. Essas ações têm partido principalmente da iniciativa acadêmica.
Dentre elas podemos citar o produto gerado na 15ª Conferência Internacional sobre Materiais e tecnologia não convencionais.
A USP (Universidade de São Paulo) sediou a conferência, que reuniu dezenas de pesquisados para apresentar trabalhos utilizando materiais alternativos. Dos projetos apresentados, destaca-se a criação de embalagens biodegradáveis e auto desmontáveis para transporte de frutas, hortaliças e bebidas a partir de painéis produzidos com resíduos de bagaço de cana-de-açúcar e resina poliuretana à base de óleo de mamona.
Dentre as vantagens apresentadas por essa embalagem, temos as seguintes:
Otimização do espaço utilizado
Reaproveitamento de resíduos oriundos da indústria sucroalcooleira
Com relação ao processo de fabricação do material, o bagaço de cana é submetido a uma secagem em estufa, e posteriormente moído para obtenção de uma estrutura que tenha até 8mm, e depois incorporado a este uma resina poliuretana à base de óleo de mamona. Essa composição é direcionada a uma prensa termo hidráulica, para dar forma e estrutura de painel. Foram realizados diversos ensaios físicos e mecânicos para determinar densidade, inchamento em espessura, a absorção de água e resistência à flexão.
A partir desses painéis foram fabricados três modelos de embalagens: transporte de bebidas, transporte de frutas médias (laranja, pera e maçã) e embalagem auto desmontável para transporte de frutas pequenas (morangos e uvas).
Com isso vemos que é crescente a necessidade de desenvolvimento de alternativas com vistas a mitigar os impactos causados ao meio ambiente.
No qual a ação de cada um exerce um papel fundamento na manutenção de um meio ambiente equilibrado, em prol do desenvolvimento sustentável.

Comentarios